top of page
Foto do escritorPriscilla Costa

Sem vontade de sexo? Pode ser que esteja acontecendo isso...

Você já se viu sem vontade de sexo, sendo que em outros momentos, a disposição era outra, bem maior, não tinha "tempo ruim"? Pois saiba que a libido é um dos mecanismos humanos mais complexos, porque recebe influência de todas as esferas da vida, além de exigir o bom funcionamento do corpo, principalmente a ação de hormônios como testosterona - no caso dos homens - e do estrogênio - nas mulheres. Alguns fatores que podem passar batidos, mas precisam da sua atenção:


  • Estresse

Chamado de "mal do século", o estresse atinge cerca de 90% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Então, parece inevitável conviver com ele, né? Isso pode ser um enorme problema para a vida sexual, pois quanto mais estresse, mais aumenta a produção do cortisol, o "hormônio do estresse", sendo que um dos seus efeitos é a redução do apetite sexual.


  • Sedentarismo (falta de atividade física)

Apesar de não haver um impacto direto do sedentarismo na vida sexual do homem ou da mulher, é fato que a falta de condicionamento físico pode interferir na disposição geral, incluindo aí vigor para a vida sexual. Além disso, o sedentarismo é fator de risco para doenças cardiovasculares e circulatórias, que aumentam a chance de disfunção erétil (antes chamada de impotência sexual).

  • Alimentação ruim

A má alimentação (muitos alimentos ultraprocessados, carboidratos refinados, gorduras, etc.) pode ocasionar uma baixa produção de alguns neurotransmissores relacionados ao bem-estar e prazer, e as alterações destes neurotransmissores no organismo podem prejudicar o desempenho sexual e até mesmo a fertilidade.


  • Efeito colateral de remédios

Vários medicamentos, como antidepressivos ou anti-hipertensivos, podem afetar a libido e/ou o desempenho sexual, pois interferem em neurotransmissores ou produção hormonal. É importantíssimo conversar com o médico a respeito disso, para manter a qualidade da vida sexual e do relacionamento amoroso, se houver.


  • Perda da intimidade com a parceria

Na correria do dia-a-dia, a rotina se instala, formamos várias certezas sobre a pessoa com a qual nos relacionamos e, com isso, não é raro que se esqueça de atualizar-se sobre quem é aquela parceria que está ao nosso lado. Desejos, fantasias, planos mudaram? Como está a satisfação? Existe uma amizade, um companheirismo no enfrentamento dos problemas cotidianos, na organização da casa, na criação dos filhos?


  • Ausência de estímulos

Se no começo da relação, é bem comum que estar junto seja o bastante para excitar, com o passar do tempo podem ser necessários ajustes e incrementos para que haja vontade de iniciar ou continuar uma relação íntima. Isso é perfeitamente normal e não está ligado a sentimento. Nesses casos, é preciso: autoconhecimento para saber o que agrada, abertura para ouvir e falar ao outro, e disposição para aprender e colocar em prática as novidades. Você já tinha pensado sobre todos esses aspectos?


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page