Se você percebe que tem sofrido com ansiedade, saiba que não está sozinho(a). Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019 quase 10% da população brasileira convivia com o transtorno, ou seja, 18,6 milhões de pessoas. Este dado mostra que o Brasil é o país mais ansioso do mundo. A ansiedade é um sentimento comum a todos, no entanto, como saber se o que você sente vai além do considerado saudável?
O que é ansiedade?
Ansiedade é uma emoção normal e muitas vezes saudável. Pode ser a expectativa diante de um momento importante, por exemplo. Em outros momentos, é uma mistura de sensações de preocupação, nervosismo ou mal-estar sobre algo com um resultado incerto. A ansiedade pode ser uma resposta natural ao estresse ou um sinal de que você está enfrentando uma situação desafiadora.
No entanto, a ansiedade também pode se tornar um distúrbio quando se torna excessiva, persistente e interfere na sua vida diária. Os transtornos de ansiedade são um grupo de condições de saúde mental caracterizadas por sentimentos de ansiedade e medo intensos, avassaladores e difíceis de controlar. Eles podem interferir na sua capacidade de trabalhar, ir à escola ou participar de outras atividades de que você gosta.
Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, incluindo Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Transtorno de Ansiedade Social e fobias específicas. Cada tipo de transtorno de ansiedade tem seu próprio conjunto de sintomas, mas os sintomas comuns dos transtornos de ansiedade incluem preocupação excessiva, dificuldade de concentração, dificuldade para dormir e sintomas físicos, como sentir o coração mais acelerado, suor e respiração rápida.
Veja situações que podem desencadear ansiedade:
Eventos ou situações estressantes: podem incluir coisas como prazos, falar em público, problemas financeiros ou conflitos de relacionamento.
Preocupações com a saúde: a ansiedade pode ser desencadeada por preocupações com a própria saúde ou com a saúde de alguém querido.
Trauma: experiências traumáticas como abuso físico ou sexual, podem levar à ansiedade.
Mudanças na rotina: grandes mudanças na vida, como sair de casa para morar só, começar um novo emprego ou casar, podem desencadear ansiedade.
Abuso de substâncias: o abuso de substâncias, particularmente o abuso de estimulantes como cafeína, drogas como cocaína ou sintéticas, pode aumentar os níveis de ansiedade.
Genética: algumas pessoas podem ser mais propensas à ansiedade devido à sua composição genética.
Por que procurar um profissional de psicologia é fundamental?
Os psicólogos são profissionais de saúde mental, treinados e qualificados para diagnosticar e tratar transtornos de ansiedade, assim como outras condições de saúde mental.
Utilizamos de técnicas e variadas abordagens de tratamento para ajudar as pessoas que sofrem com ansiedade, normal ou patológica, a lidar com seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida geral. No caso de transtornos ansiosos mais severos, nos últimos anos vem se destacando a terapia cognitivo comportamental (TCC).
Psicólogos também podem fornecer apoio e orientação enquanto você trabalha para identificar e abordar possíveis motivos desconhecidos da sua ansiedade. Podemos ajudar você a desenvolver estratégias e habilidades para lidar com sua ansiedade e melhorar sua resiliência ao estresse.
Além disso, estaremos juntos com você para identificar e tratar quaisquer condições de saúde mental que possam estar agravando o quadro, como depressão ou abuso de substâncias. Também fornecemos apoio e orientação em seu processo de mudança de estilo de vida. Pode ser desafiador
melhorar sua alimentação e hábitos de exercícios, passar por altos e baixos até conseguir uma regularidade. Mas, é importante ter em mente que esses passos são super importantes para promover o bem-estar físico e mental geral.
Procurar ajuda psicológica com um profissional competente pode ser uma das melhores escolhas para sua vida. Não espere chegar a um ponto crítico para se cuidar!
Comments